quarta-feira, janeiro 17, 2007

Dez dicas para evitar acidentes na estrada


Nos cruzamentos olha para os dois lados da estrada.” Ou: “Se estiveres com sono encosta e dorme um pouco”. Este tipo de conselhos são importantes, é verdade, mas as mães normalmente encarregam-se de os fazer.“A estrada não é uma pista de automóveis.” Ou: “Se conduzir não beba.” Já estes alertas são fundamentais, mas é escusado insistir: depende do bom-senso de cada um. Como não nos pretendemos imiscuir nos assuntos maternos, nem podemos impedir que alguns condutores inconscientes se sentem ao volante, resolvemos enumerar uma lista de conselhos simples, mas essenciais para a circulação rodoviária. São dez dicas práticas, que podem prevenir muitos problemas na estrada.

1. Evite a faixa da esquerda – Se circular na faixa do meio ou da direita terá mais escapatórias: a esquerda e a berma são alternativas para se esquivar de eventuais obstáculos ou colisões. Além disso, a faixa da esquerda é sempre mais problemática porque é onde ocorrem a maioria dos acidentes nas auto-estradas. Ainda por cima chama mais a atenção da Brigada de Trânsito…

2. Não fixe os olhos no carro da frente – O seu campo de visão não pode ficar limitado ao carro da frente. Concentre-se também no trânsito à frente dele. Assim, se o condutor que segue for obrigado a fazer uma travagem brusca porque surgiu um problema, você já estará alerta e terá tempo de reagir para não acabar enfaixado na traseira do seu veículo.

3. Cuidado com os ângulos mortos – Ajuste os retrovisores laterais e o retrovisor central para obter uma visão quase panorâmica do que se passa atrás de si. No entanto, não confie apenas nos espelhos: quando muda de faixa, olhe directamente para ela e evite assim colidir com algum objecto fora do campo de visão dos retrovisores. Considere também os ângulos mortos dos condutores que estão à sua volta, especialmente dos grandes camiões, e não permaneça lá muito tempo.
4. Agarre o volante com as mãos na posição 9h15m – Em vez da típica e relaxada mão às 12 horas ou ambas a descansarem às 18 horas. A posição recomendada facilita o controlo do veículo se formos obrigados a uma inesperada e repentina mudança de direcção.
5. Posição piloto de corridas – Mais do que se sentir confortável ao volante, é importante arranjar uma posição que lhe permita responder a qualquer eventualidade. Ajuste o assento de maneira a estar suficientemente perto do volante para que consiga pousar o pulso em cima do volante com as costas encostadas ao banco e sem estar com o braço esticado. Além de não cansar os braços, estará na posição óptima para efectuar uma manobra de recurso.
6. Conheça os limites do carro – Em descampados ou em zonas sem obstáculos, teste a reacção do carro em determinadas situações. Se o carro se inclina muito nas curvas apertadas, quer dizer que se dermos uma guinada no volante a alta velocidade corremos sérios riscos de capotar. Verifique também os travões e os pneus: se travarmos a fundo quanto tempo e que distância percorremos até parar completamente? Qual é a aderência dos seus pneus? Se optar por trocar os actuais pneus por um conjunto barato, confira se não estará a reduzir a capacidade de travagem.

7. Manutenção – Siga o programa de manutenção do manual do carro. Revisões, mudanças de óleo e afins. Só assim assegurará que as performances da viatura se mantêm conforme previsto pelo fabricante. “Com jeitinho ainda dá para fazer mais mil quilómetros com estes pneus”. Se normalmente aplica este princípio, reconsidere. Não é saudável para o carro e, numa estrada de piso molhado, o risco de despiste é grande.

8. Condução nocturna, atenção redobrada – Algumas pessoas preferem viajar à noite para evitar o tráfego – que de facto é menor. Mas a condução nocturna exige cuidados redobrados. Além do cansaço natural, o campo de visão é menor e convém haver precauções extra com os noctívagos que regressam a casa alcoolizados ou cansados após uma noitada. Outro perigo na condução nocturna é o street racing: se, numa rua escura, encontrar um aglomerado de carros barulhentos, muito artilhados e com os faróis desligados aconselhamo-lo vivamente a mudar de direcção.

9. Aprenda a conduzir com profissionais – Pode parecer-lhe uma excentricidade de ricos, mas frequentar aulas ministradas por condutores profissionais é uma das melhores formas para aperfeiçoar as suas capacidades ao volante e explorar os limites do carro. O Fastaccess está a oferecer cursos de condução defensiva. Saiba mais em segurança.fastaccess.pt

10. Julgue um condutor através do estado do carro – Não é uma verdade universal, mas o comportamento de um condutor na estrada pode reflectir-se no estado da sua viatura. Quem circula em carros amolgados já tem “cadastro” em colisões rodoviárias e, normalmente, de duas uma: ou é azarado ou nabo. Por isso vale a pena redobrar a atenção. O mesmo se aplica quando verificar que um carro não segue alinhado na sua faixa de rodagem: poderá indicar um condutor cansado, bêbado ou mais atento à conversa no telemóvel.Infelizmente, se seguir estes conselhos não há uma garantia absoluta que evitará acidentes. Não podemos prever o que passa pela cabeça dos outros condutores, apenas podemos ser responsáveis e esforçarmo-nos por ter o melhor controlo possível do nosso veículo.

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